Dia do Príncipe Mahidol e Educação para a Humanidade

Dia do Príncipe Mahidol e Educação para a Humanidade

วันที่นำเข้าข้อมูล 23 ก.ย. 2565

วันที่ปรับปรุงข้อมูล 23 ก.ย. 2565

| 5 view

Dia do Príncipe Mahidol e Educação para a Humanidade

Tanee Sangrat

"O verdadeiro sucesso não está no aprendizado, mas em sua aplicação em benefício da humanidade"

(Sua Alteza Real o Príncipe Mahidol de Songkla).

 

O dia 24 de Setembro é uma data importante na Tailândia. Conhecido como "Dia do Príncipe Mahidol", ele marca a data do falecimento de Sua Alteza Real o Príncipe Mahidol de Songkla em 1929.

O príncipe Mahidol é lembrado por seu impacto no avanço do ensino superior, especialmente nas áreas de ciências básicas, saúde pública e pesquisa médica. Mas há dois empreendimentos particularmente notáveis creditados ao príncipe Mahidol que tiveram um impacto significativo no desenvolvimento do software e do hardware do avanço médico no país.

Primeiro, o príncipe Mahidol destinou seus fundos pessoais para bolsas de estudo para estudantes tailandeses talentosos para estudar ciências básicas e outras áreas de ciências aplicadas, no Reino Unido, Europa continental e Estados Unidos. Esses alunos retornariam então ao Sião como os primeiros grupos de professores bem qualificados a "pagá-lo adiante" por meio do ensino. Mais tarde, eles fariam suas próprias contribuições para o progresso na área médica.

Em segundo lugar, o príncipe Mahidol adquiriu equipamentos modernos para o ensino de ciências básicas e a construção de laboratórios e salas de aula. Ele também atuou como Presidente do Comitê para estabelecer a Escola de Medicina Siriraj, agora a Faculdade de Medicina do Hospital Siriraj, Universidade Mahidol, que é uma das melhores do país.

Essas e outras ações significativas tiveram um impacto de longo prazo no desenvolvimento da medicina e dos serviços de saúde pública, tanto que o príncipe Mahidol foi homenageado com o título de "Pai da Medicina e Saúde Pública da Tailândia".

Em 1950, 21 anos após seu falecimento, ex-alunos da Faculdade de Medicina do Hospital Siriraj, que haviam recebido bolsas do príncipe Mahidol para estudar no exterior, juntamente com outros que receberam outras formas de assistência do príncipe, e membros do público em geral , se uniram para construir um monumento no Hospital Siriraj em sua homenagem. Um ano depois, a Faculdade de Medicina do Hospital Siriraj anunciou que o dia 24 de Setembro seria conhecido como "Dia do Príncipe Mahidol" e que importantes atividades seriam organizadas para comemorar Sua Alteza Real. Isso começou com um discurso de comemoração anual e, em 1960, expandiu-se para incluir gestos de agradecimento às pessoas que fizeram doações para tratamento médico para os pobres no Hospital Siriraj. Essas fichas vieram na forma de bandeiras triangulares feitas de tecido branco com uma imagem do monumento do Príncipe Mahidol e a mensagem "Em comemoração ao Dia do Príncipe Mahidol - 24 de Setembro, Hospital Siriraj" em fonte verde. Hoje em dia, esses agradecimentos vêm em muitas cores diferentes e existe uma Fundação Siriraj que aceita doações para equipamentos médicos modernos e tratamento médico para os pobres no Hospital Siriraj, bem como desenvolvimento de recursos humanos na Faculdade de Medicina.

O legado do Príncipe Mahidol na educação para a humanidade foi ainda institucionalizado pela Faculdade de Medicina do Hospital Siriraj, com a proposta de estabelecer a Fundação Prêmio Príncipe Mahidol, para comemorar o aniversário do centenário de Sua Alteza Real, em 1 de Janeiro de 1992. A Fundação é responsável por levar adiante seu legado organizando a Cerimônia de Premiação Prince Mahidol, a Conferência do Prêmio Prince Mahidol e a Bolsa do Programa Prince Mahidol Youth Award.

Dois Prêmios Prince Mahidol são concedidos anualmente a indivíduos ou instituições que tenham feito contribuições exemplares para o avanço dos serviços médicos e de saúde pública para a humanidade em todo o mundo. Cada prêmio consiste em uma medalha, um certificado e uma soma de 100.000 USD. Qualquer autoridade médica ou de saúde nacional, ou indivíduo, ou grupo de indivíduos agindo em capacidade não governamental, pode apresentar candidaturas para o prêmio ao Secretário-Geral da Fundação Prince Mahidol Award antes de 31 de Maio de cada ano.

No ano passado, o Prêmio Prince Mahidol no campo da medicina foi conferido à Professora Associada Katalin Karik6, Ph.D., da Hungria e ao Professor Drew Weissman, M.D., Ph.D. dos Estados Unidos, por sua pesquisa conjunta sobre tecnologia de mRNA, que levou ao desenvolvimento de vacinas COVID-19, e o professor Pieter Cullis, Ph.D. do Canadá, por sua pesquisa pioneira sobre nanopartículas lipídicas, que têm sido usadas para desenvolver vacinas de mRNA para que possam entrar nas células humanas. O Sr. Anutin Charnvirakul, vice-primeiro-ministro e ministro da Saúde Pública da Tailândia, reuniu-se com os laureados do príncipe Mahidol em Janeiro de 2022, para parabenizá-los e elogiá-los por sua dedicação em ajudar centenas e milhares de pacientes em todo o mundo. Ele reconheceu que suas realizações são contribuições extremamente importantes para a humanidade e ficou honrado que a Tailândia pudesse desempenhar um papel no apoio à sua pesquisa.

A Conferência do Prêmio Príncipe Mahidol (PMAC) também é um evento anual realizado em Bangkok, que convida líderes e especialistas para discutir os desafios globais. O tema do PMAC em Janeiro de 2022 foi "O mundo que queremos: ações para uma sociedade sustentável, mais justa e mais saudável". O PMAC 2022 concentrou-se em seis megatendências, que incluem uma população em mudança, demografia em mudança, urbanização, mudança climática, mudança no uso da terra e tecnologias transformadoras. Os participantes exploraram as relações entre essas questões e como abordá-las por meio da formulação de políticas e da ação coletiva. Eles observaram que a crescente população mundial afetaria os recursos naturais e a saúde humana. Uma sociedade em envelhecimento resulta em um número crescente de pessoas com doenças não infecciosas, como derrames e doença de Alzheimer, exigindo que mais pesquisadores se concentrem nessas doenças. A urbanização e o aumento do número de megacidades têm um impacto profundo na poluição e doenças urbanas relacionadas, agravadas pelas mudanças climáticas. No entanto, o rápido desenvolvimento de tecnologias transformadoras tem o potencial de nos ajudar a superar esses desafios globais, avançando nos procedimentos médicos e prevendo desastres naturais. No final do dia, os participantes reiteraram a necessidade de unir forças para criar o mundo que queremos, garantindo também que os avanços tecnológicos e as inovações que salvam vidas sejam distribuídos igualmente em todo o mundo.

Finalmente, assim como o príncipe Mahidol contribuiu com fundos para bolsas de estudo, a Fundação Prêmio Príncipe Mahidol continua seu legado através da bolsa de estudos do programa para jovens do Prêmio Prince Mahidol. No ano passado, cinco bolsas foram concedidas a estudantes da Faculdade de Medicina dos principais hospitais estaduais, três do Hospital Siriraj e duas do Hospital Ramathibodi, com a certeza de que devolveriam o gesto à sociedade por meio de seu serviço.

O Sr. Phurin Areesawangkit da Faculdade de Medicina do Hospital Siriraj foi um dos destinatários. Em entrevista ao programa "MFA Update" da Rádio Tailândia, Phurin explicou que a bolsa oferece aos jovens interessados em pesquisa médica, sistemas de saúde pública e políticas de saúde pública, a oportunidade de estudar em instituições de linha de frente, em qualquer país, por um ano. . Phurin foi motivado a se candidatar à bolsa pela oportunidade de aprender com especialistas de classe mundial e fortalecer as conexões entre instituições académicas na Tailândia e no exterior. Ele pretende realizar pesquisas sobre o tratamento do cancro na esperança de fornecer um tratamento mais eficaz para pacientes com cancro na Tailândia. Ele é um exemplo do legado poderoso e duradouro deixado pelo Príncipe Mahidol, carregando a tocha da busca de Sua Majestade por aprender para o benefício da humanidade e educação para a humanidade.

* * * *

 

O Sr. Tanee Sangrat é Diretor-Geral do Departamento de Informação e Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Tailândia. Ele também é o presidente do Subcomitê de Relações Públicas da Fundação Prêmio Príncipe Mahidol e trabalhou em estreita colaboração com a fundação nessa capacidade. Durante seu tempo no Departamento de Informação, ele deu importância à diplomacia pública e ao envolvimento dos jovens nas relações internacionais por meio de várias atividades. Ele serviu como Cônsul-Geral em Los Angeles, Embaixador da Tailândia no Vietnã e atualmente é Embaixador designado nos Estados Unidos.

เอกสารประกอบ

Dia_do_Príncipe_Mahidol_e_Educação_para_a_Humanidade.docx